sábado, 24 de março de 2012

Madre Teresa De Calcutá / Hitler


Amanda de Souza Alves nº: 01
Bruna da Silva Passos de Aquino nº: 04
Karolina Monteiro nº: 18
Marcella Gonçalves Pedrosa nº: 20
Marina Magalhães Camilo nº: 23
Natália Ângela de Britto nº: 26
Walmara Ferreira Araújo nº: 34


MADRE TERESA DE CALCUTÁ
Madre Teresa de Calcutá nasceu no Skopje, Macedônia, filha de pais albaneses, se naturalizou indiana. Depois de ter transcorrido a adolescência empenhada fervorosamente nas atividades paroquiais, Agnes Gonxha Bojaxhiu deixou a sua casa em setembro de 1928, entrando no convento de Loreto a Rathfarnham, (Dublin), Irlanda, onde foi acolhida como postulante no dia 12 de outubro e recebeu o nome de Teresa, como a sua padroeira, Santa Tereza de Lisieux.
Agnes foi enviada pela congregação de Loreto para a Índia e chegou a Calcutá no dia 6 de janeiro de 1929. Impressionada com os problemas sociais da Índia, que se refletiam nas condições de vida das crianças, mulheres e velhos que viviam na rua e em absoluta miséria, fez a profissão perpétua a 24 de maio de 1937 e daquele dia em diante foi chamada Madre Teresa. Já na Índia, na cidade de Calcutá a serviço dessa congregação como professora, ao primeiro lar infantil ou "Sishi Bavan" (Casa da Esperança), fundada em 1952, juntou-se ao "Lar dos Moribundos", em Kalighat. A princípio, ela teve alguns problemas com alguns grupos que professavam outra fé, mas com o passar do tempo, todos foram notando, que ela tinha realmente boas intenções, e que sua obra tinha verdadeiramente um caráter nobre.
No dia 10 de setembro de 1946, no trem que a conduzia de Calcutá para Darjeeling, Madre Teresa recebeu aquilo que ela chamou “a chamada na chamada”, que teria feito nascer a família dos Missionários da Caridade. A partir daí, decidiu reformular a sua trajetória de vida. Dois anos depois, e após muita insistência, o Papa Pio XII permitiu que abandonasse as suas funções enquanto monja, para iniciar uma nova congregação de caridade, cujo objetivo era ensinar as crianças pobres a ler. Desta forma, no dia 7 de outubro de 1950 nasceu a sua Ordem – As Missionárias da Caridade. 
A sua tarefa diária centrava-se na angariação de donativos e na difusão da palavra de alento e de confiança em Deus. A partir de 1950 empenhou-se em auxiliar os doentes com lepra. Mais de uma década depois, em 1965, a Santa Sé aprovou a Congregação Missionárias da Caridade e, entre 1968 e 1989, estabeleceu a sua presença missionária em países como Albânia, Rússia, Cuba, Canadá, Palestina, Bangladesh, Austrália, Estados Unidos da América, Sri Lanka, Ceilão, Itália, antiga União Soviética, China, etc. O reconhecimento do mundo pelo seu trabalho concretizou-se com o Prêmio Templeton, em 1973, e com o Nobel da Paz, no dia 17 de outubro de 1979. Morreu com 87 anos, mas o seu trabalho missionário continua através da irmã Nirmala, eleita no dia 13 de março de 1997 como sua sucessora. No dia 19 de outubro de 2003, o Vaticano beatificou Madre Teresa. Hoje a sua Congregação reúne três mil freiras e 400 irmãos, em 87 países, dando apoio aos mais necessitados em cerca de 160 cidades.



ADOLPH HITLER
Adolph Hitler, ditador alemão, nasceu no dia 20 de abril de 1889 em Branau na Áustria. Filho de Alois Hitler e Klara Poezl, Hitler teve pouco rendimento na escola. Após mudar-se para Viena ele tentou por duas vezes, e sem sucesso, não conseguiu entrar na Academia de Belas Artes. Após a rejeição ele se alistou voluntariamente no exército alemão. Tempos depois Adolf agregou-se a um pequeno grupo nacionalista (Partido dos Trabalhadores Alemães).
Em 1923 o nazista foi preso após uma tentativa de golpe de estado. Mais tarde seu principal objetivo era construir um novo estado forte que promovesse e libertasse a Alemanha do tratado de Versalhes. Tornando se líder dos nazistas, o ditador, ganhou uma grande abundância de adeptos, o que fez seu partido florescer. Hitler chega ao governo criando uma ditadura uni partidária, e seguindo sua intuição, ia contra os conselhos de militares, mesmo assim obteve vitórias maciças. Hitler tinha como ideologia, o racismo, para ele os alemães pertenciam a uma raça superior. O ditador tinha como prioridade a indústria bélica. O mundo marchava para a 2ª Guerra Mundial. Em 1942 Hitler governava a Europa, de Berlim ele controlava o império, que além da Alemanha incluía mais dezoito países, várias ilhas do mediterrâneo, quase toda costa setentrional da África e grande parte da União Soviética. Na Europa só restam neutras, a Suécia, a Suíça e a Turquia. O que fez com que a Europa estivesse nas mãos de Adolfo Hitler. Lentamente a expansão foi regredindo, Hitler foi perdendo seu poder em todos os países ocupados pelos nazifascistas, organizava-se a Resistência. Foi decisiva a derrota dos alemães na União Soviética, na batalha de Stalin grado em 1943.

COMPARAÇÃO
Após analisarmos a trajetória de vida de Madre Teresa de Calcutá, a missionária do século XX, e de Hitler, o ditador alemão, rapidamente veio às nossas mentes o julgamento sobre as atitudes deles segundo a nossa concepção de certo e errado. No entanto, o objetivo dessa reflexão não é condenar as atitudes de nenhuma das partes e sim fazer um balanço sobre os respectivos comportamentos no meio em que viviam. Podemos dizer que moral se trata do conjunto de normas do que é certo ou errado, proibido e permitido dentro de uma determinada sociedade. Com toda a repulsa e imagem demoníaca que cerca o nazismo, é difícil imaginar que existam aspectos positivos na “era” Hitler, no entanto, seria hipocrisia exaltar o lado ruim e não se falar, por exemplo, no extermínio e no preconceito que existem em outros países como EUA e Iraque. As mortes, o racismo, a perseguição fazem parte da história. Hitler expôs sua visão para o mundo e a partir do momento que uma opinião é colocada em questão, ela está apta a receber críticas, tanto positivas quanto negativas. É necessário que o ser humano ponha de lado o preconceito e passe pela primeira imagem que o fato nos mostra, e não colocá-la como a verdade. Como governante Hitler levantou uma nação em caos, deixando-a a ponto de se armar para um conflito em pouco tempo. A indústria bélica cresceu violentamente, ele conseguiu levantar a autoestima dos alemães em tempo recorde. Não se pode negar que ele tinha carisma e era um excelente orador. Também a valorização da raça ariana pode ser considerada como um ponto positivo, no sentido de valorizar as raízes, mesmo que de uma forma radical. O ditador ajudou a combater a crise econômica, após a Primeira Guerra Mundial e diminui os índices de desemprego.
 Foi Hitler quem iniciou a primeira campanha que visava à prevenção do cancro da mama e para a descoberta da cura do mesmo. Assim, deu-se início ao primeiro programa a nível mundial de auto-examinação da mulher, como forma de tentar detectar o cancro no seu estado inicial, bem como a detectar outro tipo de anomalias no seu corpo, como por exemplo, o seu ciclo menstrual.
Hitler financiou um estudo da Universidade de Jena, que permitiu o início da primeira campanha anti tabágica de que há memória em todo o Mundo. Foram criadas leis que proibiam o ato de fumar em locais públicos e iniciaram-se campanhas que permitiram dar a conhecer às pessoas o perigo que o tabaco provoca. Foi feita uma campanha intensiva por toda a Alemanha alertando os alemães para os perigos existentes no consumo de corantes e conservantes na comida e nas bebidas. Foram criadas leis que proibiam o consumo de álcool por menores e que puniam a condução sob o efeito de álcool, existindo ainda os testes de sangue feitos ao condutor. - O Governo alemão promovia o consumo de água mineral como substituto do álcool e lançou imensas campanhas para motivar os jovens a comer e beber de forma saudável, e a praticarem exercício físico: uma mente sã, num corpo é.
E por outro lado, temos Madre Teresa de Calcutá, a beata que dedicou toda a sua vida para servir ao Senhor, por meio dos pobres. Uma vida de atitudes altruístas, onde as necessidades do próximo eram colocadas diante das suas próprias. Seus atos de bondade, ao mundo foram revelados, e até hoje é lembrada por sua imensa caridade para com os necessitados, fatos tais, ratificados pela sua beatificação e pela preservação de sua instituição que ainda atua em milhares de cidades por todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário