quarta-feira, 21 de março de 2012

Osama Bin Laden / Martin Luther King

Nomes:               
 Bárbara Maiza - nº3
Raquel Barbato - nº30
Marcella Levy - nº21
Michelle Freitas - nº25
Lais Sinhorele - nº19
Isadora Castro - nº14
João Vitor - nº 15


Martin Luther King foi um pastor protestante e político dos EUA, que defendia a igualdade e a paz, e acima de tudo os direitos dos negros.
Ele se tornou um dos maiores lideres do movimento dos direitos civis dos negros nos EUA, e ficou famoso no mundo com suas campanhas de não violência e de amor ao próximo.
Em 1964 foi a pessoa mais jovem a ganhar o premio Nobel da paz, em reconhecimento à sua nação e à liderança na resistência não violenta e pelo fim do preconceito racial nos EUA.
Em 1957, participou da CLCS (Confederação de Liderança Cristã do Sul), depois de ter protestado contra a discriminação racial   em transporte publico – defendendo o caso de uma mulher negra que foi presa por não ceder lugar em um ônibus a uma mulher branca.
A partir do começo da década de 1960, o principal assunto político nos EUA eram acerca dos direitos civis. Graças a Martin L.K que “previu” que manifestações organizadas e não violentas contra o sistema de segregação no sul dos EUA, iriam criar uma opinião favorável aos direitos civis.
Martin L.K organizou e liderou marchas a fim de : conseguir direito ao voto; ao fim da segregação; ao fim das discriminações no trabalho e outros direitos civis.
Mesmo King e o CLCS escolherem o protesto não violento, invariavelmente estes protestos acabavam de forma violenta entre os protestantes e as autoridades locais.
King organizou uma marcha – de Selma até a capital do Alabama-  que teve duas tentativas em vão; A primeira foi interrompida pela polícia, que interviu de forma bem violenta, ao que deram ao dia o apelido de ‘Domingo Sangrento’.
A segunda tentativa também não foi bem sucedida, sendo interrompida pelo próprio Martin.L.K,  o que foi negociado antecipadamente com os lideres das próximas cidades a serem passadas pela marcha- provavelmente para evitar mais violência entre os protestantes e os policais.
A marcha só pode ter completa na terceira tentativa, com a permissão do atual presidente dos EUA,  John F. Kennedy; a marcha acabou se tornando quase que como uma celebração das conquistas do movimento negro.
Martin L. K começou a duvidar das intenções dos EUA durante a Guerra do Vietnã –a partir de 1965- , e fez criticas sobre o papel dos EUA na guerra.
Em 1968, King e o SCLC organizaram  uma campanha contra a pobreza, que tinha objetivo principal ajudar comunidades pobres do pais.
Martin L.K era odiado pó muitos segregacionistas do sul, o que culminou em seu assassinato no dia 4 de abril de 1968; em um hotel antes de uma marcha.
Em 1986 foi estabelecido um feriado como homenagem à Martin L.K

Osama Bin Laden era saudita, descendente de uma família muito rica. Por muitos anos viveu no Sudão, onde era um importante empresário e aonde também fundou a AL QAEDA (que significa _a base). Originalmente ela era destinada para combater a família real saudita. Bin Laden detestava os modos ocindentalizados e pouco islâmicos da família real. No Sudão obteve contato com outros grupos e assim aumentou o seu grupo de inimigos, judeus e ocidentais de uma forma geral. Após um atentado mal sucedido foi expulso do país, retornando para o Afeganistão. No Afeganistão Bin Laden se reestruturou e fortaleceu a Al Qaeda. A partir de então ele considerava os Estados Unidos como o seu principal inimigo. O numero de membros da Al Qaeda cresceu consideravelmente. Bin Laden era um grande líder e era idolatrado pelos seus seguidores.Em 2001 ele liderou os ataques aos EUA, a partir de então era o fugitivo mais procurado no mundo. Bin Laden passou dez anos se escondendo, mesmo assim divulgou vídeos e liderou movimentos terroristas.No ano de 2011 ele foi morto, e desde então a Al Qaeda tem sido desestruturada. Os americanos jogaram o seu corpo no mar para evitar qualquer tipo de adoração e peregrinação. 

     O que Osama Bin Laden fez de imoral?
     Uma pessoa imoral é aquela que vai contra as leis, as regras impostas pela sociedade, enfim é uma pessoa sem moral. Este não tem pudor quando faz algo de errado, algo de indecente, algo imoral. Assim deduzimos que a imoralidade cometida por Osama Bin Laden foram todos os atentados que ele fez e pessoas que matou, pois mesmo que ele estivesse protegendo a moral dele (que para nós é errado) ele foi contra as regras. Ele cometeu a imoralidade, ele era uma pessoa imoral.
A morte de Osama Bin Laden (10 de março de 1957 — 2 de maio de 2011), um dos membros sauditas da família Bin Laden e líder-fundador do grupo terrorista al-Qaeda, ocorreu durante a Operação Neptune Spear (em português Operação Lança de Netuno), codinome usado pelas tropas estadunidenses para referir-se a Bin Laden, em 1 de maio de 2011. Nesse dia, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, informou em conferência à imprensa que Bin Laden havia morrido na cidade paquistanesa de Abbottabad. Segundo a versão oficial, Osama teria sido capturado e morto em um esconderijo nos arredores da cidade por forças da Joint Special Operations Command em conjunção com a CIA e que o governo desse país colaborou para a localização do paradeiro do terrorista. O cadáver foi mantido sob custódia militar e amostras de ADN comparadas com de uma irmã de Bin Laden que morrera de câncer no cérebro, confirmaram sua identidade, outros métodos, como reconhecimento facial, garantiram que o capturado era mesmo o terrorista. Uns acreditam q Osama tenha morrido,já outros principalmente seu povo,que credita-se que ele ainda possa estar vivo.


                        Comparação

Bin Laden detestava os modos ocidentalizados, perdulários, corruptos e "pouco islâmicos" da família real. Tinha como objetivo alijá-la do poder e implantar no país a semente do que sempre sonhou - o novo califado islâmico. A família real, por ironia do destino, possuía grande consideração para com a família de Bin Laden. Tudo de Bin Laden queria era defender os muçulmanos, assim como Martin queria defender sua raça, combatendo o preconceito, e acabando com essa desigualdade social. Só que Bin Laden teve que partir para a violência, armando atentados e matando pessoas que para nós era inocente, mas para ele eram pessoas que desejavas sua morte (americanos, do atentado 11 de setembro). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário