sábado, 24 de março de 2012

Saddam Hussein / Jesus

Nomes:
Mateus Lucca - nº 24
Rodrigo - nº
Árlei - nº2
José Moreira - nº17
Osman - nº

Saddam Hussein foi um politico Iraquiano, sendo um dos principais lideres ditadores do mundo árabe. Tornou-se um dos principais membros do Partido Socialista Árabe Ba'ath, que tinha ideologia baseado no socialismo nacionalista árabe, defensores da não interferência religiosa na politica, da modernização industrial e de políticas de bem-estar social com intervenção estatal na economia. 
  Sua imagem é muitas vezes associada com a crueldade dos lideres totalitaristas, à de um homem mal que quer dominar o mundo com uso de armas de destruição em massa, imagem tal que está muitas vezes ligada ao que a mídia nos informa e não nos deixa ver quem realmente seria Saddam Hussein. 
  É mais do que certo que Saddam Hussein cometeu varias atrocidades, isso é inegável, mas como presidente ajudou em muito a situação do Iraque. O país sempre estivera em uma situação difícil por causa das varias brigas entre as facções locais, sunitas contra xiitas, curdos contra árabes. Saddam entra no poder com o objetivo de amenizar a situação. Promoveu a modernização da economia do Iraque, melhorou a educação estabelecendo uma Campanha Nacional de Erradicação do Analfabetismo e educação gratuita do mais alto nível. Chegando até a ganhar um premio da UNESCO. 

  Não foi apenas um ditador, mas um presidente que lutava por seu país e por seus ideais, se agia de modo cruel era por causa da situação em que se encontrava o Iraque e todo o mundo árabe.  
  Jesus é a figura central do cristianismo e por isso muito mais conhecida em nossa sociedade. Atribui-se a ele vários atos de bondade e feitos milagrosos. Apesar de tudo não se sabe ao certo quem foi Jesus de Nazaré, pois ele nada escreveu e há diferentes visões em torno dele.
   Ele teria sido um profeta judeu que ficou muito famoso na Galileia. Seus ensinamentos perduram até hoje e se resumem na caridade e na humildade, isto é, nas duas virtudes contrárias ao egoísmo e ao orgulho, e também tiveram grandes influencias na formação da cultura e da moral ocidental, já que o cristianismo se popularizou rapidamente pela Europa.


   Jesus diferentemente de Saddam, ficou mais conhecido por seus atos de bondade e seus ensinamentos. Mas nem por isso devemos considera-los opostos um do outro, sendo que cada um viveu em épocas diferentes e com objetivos diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário